top of page

"Seminário zero" de J. Lacan.

Atualizado: 29 de mai.



O primeiro seminário de Lacan, "Le Séminaire Livre I: Les écrits techniques de Freud" (O seminário, Livor I: Os escritos tecnicos de Freud), ocorreu em 1953-54, no Hospital Sainte -Anne e foi o primeiro a ser gravado e estenografado, embora só tenha sido publicado em 1975.


Antes de iniciar seus seminários públicos, Jacques Lacan relaizava pequenos encontros informais em sua casa/ consultório, na 5, Rue de Lille - Paris. Esses encontros, que começaram no final da década de 1940, e eram frequentados por um círculo seleto de colegas e estudantes interessados em suas ideias.


Desses seminários que antecederam o "seminário I", temos notícias apenas pelas anotações dos alunos que participavam dos encontros, porém, hà pouco tempo seu genro publicou um livro (Nos confins dos seminários) que conta com essas notas, mas compartilho com vocês os links que levam direto a imagem desses documentos no original e o título do "seminário zero" e o "menos um".


Em 1952-1953 “L’Homme aux rats” (O homem dos lobos) e em 1951-1952 “L’Homme aux loups de Freud” (O homem dos lobos de Freud), nesse seminário Lacan faz referência a um possivel seminário anterior, dedicado ao caso Dora, mas deste nao tenhos nenhuma anotação, seria esse o "menos dois"?


Esses encontros evidenciam que o seu famoso "reotorno à Freud", estava lá desde o inicio, bem como as referências sobre o Real, Simbólico e Imaginário.




Espero que gostem e que ajude nos estudos!

Depois comente o que achou e compartilhe, talvez possa interessar a outros colegas!


Esse artigo foi escrito por Carolina Moreirão, Psicóloga brasileira residindo e trabalhando na Holanda, Pós-graduada em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e participante de Formações Clínicas do Campo Lacaniano de Paris e Bruxelas, autora do artigo "A psicanálise se resume a um divã?: impressões de uma psicanalista (em formação) na Holanda" - Editora Blucher -, disponível no livro "Psicanálise afora".




840 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page